COLÉGIO CECÍLIA MEIRELES

Projeto de Reforma e Ampliação, Garanhuns-PE, 2016

parceria com Hilda Leite & Arquitetos Associados

SOBRE O PROJETO

Projeto de Corporativo de Reforma com Ampliação da sede de Ensino Fundamental e Educação Infantil do Colégio Cecília Meireles em Garanhuns-PE, concepção criativa em parceria com o escritório Hilda Leite & Arquitetos Associados, de Caruaru-PE.

As necessidades dos clientes são potencializar o uso do espaço existente, ampliando o número de salas de aula (atualmente com total de 9 salas), aplicar a acessibilidade aos espaços, separar os setores de Fundamental e Infantil com entradas distintas, além da criação de um Setor Administrativo independente e integrado ao mesmo tempo.

O desafio de distribuir um programa tão extenso em um projeto de reforma com ampliação é justamente fazer as conexões necessárias entre o existente e o novo para que o espaço seja funcional, acessível e prático, além de esteticamente agradável e único.

Com a parceria de concepção do escritório Hilda Leite & Arquitetos Associados, de Caruaru-PE, com 35 anos de atuação no mercado, propusemos uma nova ambiência para os setores do colégio para suprir as necessidades dos clientes de forma prática e economicamente viável, dividindo a execução em etapas separadas que não comprometam o funcionamento contínuo da instituição.

Diversificamos os fluxos de entrada através do tráfego das duas vias que dão acesso aos terrenos do colégio, locando o Ensino Fundamental para a rua de menor movimento, pois possui estudantes de maior independência e menor utilização de meios de transporte privados, e o setor de Educação Infantil para a avenida de menor fluxo, solucionando transtornos de estacionamento e engarrafamento em horários de pico.

Para o programa exigido, concentramos as áreas de circulação para uma melhor direcionamento dos fluxos para as funções dos espaços, e interligando os 3 setores principais sem comprometer a funcionalidade independente de cada um. 

Ampliamos o número total de salas de 9 para 14, separadas por setor e nível escolar, possibilitando uma melhor distribuição de turmas, além de separar espaços exclusivos para uma Sala de Mídia e uma pequena Biblioteca.

Um problema enfrentado atualmente é a quantidade insuficiente de sanitários para o número de alunos, solucionado na nossa proposta através da criação de duas baterias de banheiros públicos separados por sexo e com células acessíveis exclusivas, locados próximos aos pátios de recreação e aos espaços abertos com jardim. Desta forma, cria-se um maior controle de funcionalidade e de fluxos para estes espaços, de forma a potencializar o conforto e a acessibilidade dos usuários.

Locamos no térreo áreas abertas de jardim juntamente ao pátio coberto de recreação, montado em estrutura pré-moldada de concreto para conseguirmos uma área livre maior, além de uma execução mais rápida e limpa, e sobrepondo o pátio coberto superior na mesma estrutura, duplicando os espaços de recreação e criando duas ambiências de uso independente.

O setor infantil, locado no térreo do segundo prédio, conta com 4 salas, sendo 2 com fraldário exclusivo para os alunos menores, além de banheiros separados por sexo, um Depósito de Material de Limpeza (DML) e um banheiro acessível. A escolha de unificar a circulação em um único corredor lateral possibilitou a criação de jardins exclusivos para as salas, proporcionando uma ambiente diferente e convidativo para os alunos.

O andar superior foi reservado para os alunos de 1º a 4º ano, com salas maiores e conectados diretamente ao pátio coberto superior, integrando o Ensino Fundamental mesmo em dois prédios separados.

Um pequeno pátio com playground, sombreado por uma árvore preservada do antigo terreno, conecta o segundo prédio com o primeiro, integrando as funcionalidades e potencializando o controle dos dois setores por parte do setor Administrativo.

Por sua vez, o Setor Administrativo possui entrada separada das demais, através de uma recepção que conecta a Secretaria, Tesouraria e Direção, no pavimento térreo, além de se conectar com a circulação dos alunos, integrando as funções em casos de necessidade, fornecendo praticidade e rapidez na solução de problemas. O andar superior contempla Sala dos Professores e as Coordenações, igualmente conectadas com os demais espaços.

Como solução para acessibilidade, instalamos uma rampa em ponto estratégico que conecta as circulações aos pátios e possibilita uma melhor distribuição dos fluxos de ambos os prédios e setores.

Outras áreas do colégio incluem uma Cantina com Área de Serviço, Copa e Banheiro de Serviço, além de Depósito de Material de Limpeza e um Depósito que comporte grandes materiais de utilização nas aulas e eventos do colégio.

A visão técnica do Arquiteto e Urbanista sobre o espaço e suas potencialidades proporciona um maior aproveitamento do terreno, buscando integrar as condições de planejamento dos clientes às suas necessidades e, assim, evidenciando a importância do investimento neste tipo de serviço. 

Assim como na educação os professores, coordenadores e demais profissionais transformam a vida dos alunos através dos seus dons e ensinamentos, proporcionando visões e experiências diferentes a cada dia, o Arquiteto e Urbanista modela o espaço de forma a possibilitar uma maior e melhor experiência de transformação de vidas e perspectivas de forma constante.